Meu idioma? BRASILEIRO

No final de 2011 realizei pesquisas para um artigo científico. O tema que escolhi foi As Influências das Línguas Africanas no Idioma Brasileiro. Sim, idioma brasileiro.

Depois de terminado o trabalho, concluí que aqui não falamos o português. Penso que já podemos mudar nossa lingual materna, e pra minha felicidade não sou a única a pensar isso.

Muitas pessoas criticam nossa cultura dizendo que ela não tem uma raiz própria, até eu pensava isso há algum tempo. Porém, penso que a nossa cultura é realmente a mistura das várias que participaram na formação do nosso país ainda colônia: africana, europeia, indígena. Hoje, se percebermos os detalhes dos nossos costumes, são misturas que eu, particularmente, considero costumes brasileiros: a mistura de várias culturas.

Antes eu não dava valor e não tinha nenhum sentimento de orgulho pelo meu país. Como mudei minha forma de pensar, sinto satisfação em dizer que faço parte dessa terra maravilhosa, com seu clima tropical ímpar, suas terras férteis, desse cenário natural extraordinário e abençoado por Deus, dos dialetos lindos que herdamos de outras culturas admiráveis.

Às vezes penso que a minha dificuldade em reconhecer a riqueza do nosso país foi num momento de despeito, afinal ainda não se falava em assumirmos o nosso idioma; agora sinto uma independência cultural por não ficar mais na aba de Portugal. Não tenho nada contra, mas é muito melhor vivermos com o que construímos ao longo do tempo.

Eu tenho orgulho sim de falar que sou brasileira e com toda convicção defendo a ideia de que já passou da hora de nosso idioma se chamar BRASILEIRO.

Dica de post: http://www.netoferreira.com.br/politica/2012/03/lingua-portuguesa/

The URI to TrackBack this entry is: https://glauciaquenia.wordpress.com/2012/04/05/meu-idioma-brasileiro/trackback/

RSS feed for comments on this post.

Deixe um comentário

