Ler para crescer

Mesmo não fazendo parte de um corpo docente, tenho acompanhado matérias sobre a deficiência da dissertação em sala de aula. Sou formada em Letras, mas meu objetivo nunca foi dar aula para ensino regular. Porém, tenho me sentido incomodada com tantas pessoas falando que o ensino anda péssimo e não fazem nada para melhorar.

Desde minha época de estudante do ensino regular, que sempre foi em escola pública, percebo a deficiência dos professores em não estimular a leitura nos alunos.

Lembro-me de ter lido apenas um livro durante o ensino fundamental e médio indicado pelos professores. Na época eu não ligava para isso, pois achava que nunca iria precisar do conhecimento no futuro, ledo engano. Senti falta do hábito da leitura já nos estudos para o vestibular. Logo, senti mais ainda durante a faculdade.

Os professores estão mal-preparados. Muitos estão dando aula apenas pelo dinheiro, esquecem que 40 alunos POR AULA estão sob sua responsabilidade na orientação educacional. A partir do momento que decidem entrar numa sala de aula, tem que assumir a responsabilidade de orientá-los e prepará-los para o mercado de trabalho.

Com esse comentário que fiz, quero chegar no que diz respeito às dificuldades que a maioria dos alunos sentem ao ter que redigir um texto. Claro que eles vão sentir dificuldade: a atuação de qualidade dos docentes está caindo cada vez mais por falta de interesse; eles não incentivam os alunos ao hábito da leitura, que é o que ajuda no aumento de vocabulário; não ensinam corretamente o que é necessário ter numa redação para que ela fique com boa qualidade; ensinam apenas que precisa ter começo, meio e fim (isso que estou falando já acontecia quando EU estudava o ensino regular, imagine hoje em dia). Como vão ensinar o que não sabem?

Para que um aluno saiba fazer uma boa redação, o professor também precisa saber o que é uma boa redação, e isso depende do interesse e do objetivo que ele tem desde o momento que decide lecionar. Talvez o que mais me fez desanimar e ter decidido que não deveria dar aula foi não querer fazer parte desse sistema de educação medíocre que temos em nosso país, onde os próprios profissionais entram no jogo da política e se importam apenas com o que terão na conta bancária no final do mês.

Se queremos um futuro brilhante para nosso país, devemos incentivar desde já nossos jovens (desde criança) a adotarem o hábito da leitura, proporcionar a eles o direito de ter opinião própria por meio da leitura, pois o que temos tido são jovens desorientados e conduzidos por alguns adultos alienados.

Infelizmente, muitos pais não têm o costume de ler e, consequentemente, não incentivam seus filhos. Muitos professores também não têm o interesse de ver o crescimento de seu aluno. A Educação, na minha opinião, deve acontecer em conjunto – pais e professores -, no qual cada um tem sua função: professores a de orientar profissional e culturalmente; os pais, social e também culturalmente. Se o indivíduo não quiser absorver que recebe de pais e professores, será um problema dele, mas não poderá falar que não teve incentivo.

 

Anúncios
Published in: on 28/03/2011 at 14:21  Deixe um comentário  

The URI to TrackBack this entry is: https://glauciaquenia.wordpress.com/2011/03/28/ler-para-crescer/trackback/

RSS feed for comments on this post.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: