Uma das formas de representar o Cubismo

Antes de falar do trabalho de Enno de Kroon, farei um breve comentário sobre o que foi o Cubismo para entenderem o trabalho dele.

O Cubismo foi um movimento artístico que teve seu início em Paris entre 1907 e 1914. Alguns dos artistas que mais ouvimos falar é Pablo Picasso e Georges Braque. Na literatura e poesia, o Cubismo recebeu influências de Guillaume Apollinaire, Vladimir Maiakovski, entre outros.

As figuras geométricas, mais representadas por cubos e cilindros, são características dessa época. A ideia é que de qualquer ângulo que a pessoa olhar a imagem, ela verá a figura de formas diferentes. A falta de preocupação com a aparência real das coisas também fazem parte do Cubismo.

No Brasil, o movimento só chegou após a Semana da Arte Moderna de 1922, alguns artistas apresentaram características cubistas, mas não puramente como em Paris. Alguns dos pintores que seguiram tendências do movimento foram Anita Mafalti, Tarsila do Amaral e Di Cavalcanti.

Enno de Kroon

Em seu projeto, chamado ‘Eggcubism’, o artista holandês usa uma maneira pouco convencional para criar suas obras – caixas de ovos. Sua inspiração para o trabalho são as obras de Pablo Picasso (1881-1973) e Georges Braque (1882-1963). Abaixo, veja alguns de seus trabalhos e, para conhecer um pouco, clique aqui.

Anúncios
Published in: on 01/03/2011 at 19:13  Deixe um comentário  

The URI to TrackBack this entry is: https://glauciaquenia.wordpress.com/2011/03/01/uma-das-formas-de-representar-o-cubismo/trackback/

RSS feed for comments on this post.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: