Classicismo

luis_de_camoes_por_francois_gerard

O Classicismo foi influenciado pelos ideais humanistas, que coloca o homem como o centro do Universo. Não se pode datar com precisão quando aconteceu o Classicismo porque vários momentos ocorreram em datas diferentes uma da outra. Assim, não é um movimento que os anos são específicos como os outros da literatura. Neste caso, identificamos clássicos os autores gregos e latinos da antiguidade, escritores renascentistas e alguns poetas do século XVIII.
Clássicos são escritores cuja obra é caracterizada pela sua grandeza, elevação e equilíbrio em sua formação impecável, unindo informação e linguagem que o escritor aplica à obra para transmitir com clareza o que quer passar para o leitor em todos os segmentos da arte: pintura, textos, músicas.
Após essa definição – de que clássico é toda arte que possui boa sintonia das informações -, é entendido que tivemos e ainda temos vários classicismos na literatura brasileira.
Direcionando o assunto para a poesia, um exemplo de escritor clássico é Camões (século XVI), que trouxe à nossa literatura todo o conhecimento adquirido na Itália renascentista para compor sua poesia de amor; depois, para compor Os Lusíadas, usou do material adquirido na antiga epopéia romana do século I a.C A Eneida, de Virgílio. Camões também escreveu vários sonetos e peças líricas, mas por falta de informações documentadas, não se pode definir quantos textos são de sua autoria. Alguns dos seus sonetos, como o conhecido Amor é fogo que arde sem se ver, pela ousada utilização dos paradoxos, prenunciam o Barroco.

Anúncios
Published in: on 23/06/2009 at 00:50  Deixe um comentário  

The URI to TrackBack this entry is: https://glauciaquenia.wordpress.com/2009/06/23/classicismo/trackback/

RSS feed for comments on this post.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: