A Cor da Paixão

São poucas as pessoas que acreditam no poder das cores. Eu, particularmente, nunca pensei que elas pudessem influenciar em algo em nossa vida, mesmo tendo o vermelho como a cor minha preferida. Há alguns anos, lembro-me de que ouvia falar muito em cromoterapia, a terapia através das cores. Muita gente não acredita que as cores podem influenciar, mas não é o que dizem os cientistas da University of British Columbia (UBC).
Eles avaliaram 600 pessoas que tinham de executar tarefas que exigiam atenção a detalhes, por exemplo a revisão de textos,  e outras que deveriam desenvolver algo que exigisse criatividade, como resolver algum problema.
As pessoas se saíram bem nas tarefas que exigiam atenção a detalhes quando o plano de fundo do computador era vermelha. E na resolução de problemas, conseguiram melhor desempenho quando o plano de fundo era azul. Mas o que quero defender mesmo é o vermelho.
A pesquisa ajudou a complementar os resultados do estudo do professor de psicologia Andrew Elliot, da University of Rochester, que fez um teste de QI em 2007. As pessoas que observaram um quadro vermelho antes do teste tiveram desempenho negativo porque associaram a cor aos erros que professores costumam sinalizar em provas.
Em contrapartida, o resultado pode trazer benefícios porque se as pessoas associam a cor vermelha a erros, elas se atentam ao que estão realizando e assim os evitam, diz Markus Maier, professor-assistente de psicologia social da Stony Brook University, em Nova York.
Apesar de as pesquisas nos trazerem esses resultados, o contexto é importante. Em 2008, foi feita uma pesquisa por Elliot cujos resultados mostraram que quando as mulheres usam vermelho chamam mais a atenção dos homens do que com outras cores. Ou seja, o vermelho tem participações positivas em vários aspectos da nossa vida, inclusive no quesito sedução.
Viva o vermelho!

Anúncios
Published in: on 24/03/2009 at 20:15  Deixe um comentário  

The URI to TrackBack this entry is: https://glauciaquenia.wordpress.com/2009/03/24/a-cor-da-paixao/trackback/

RSS feed for comments on this post.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: